Lançamento marca 40 anos de vida literária de Marco Túlio

40 anos depois do premiadíssimo “O Mágico Desinventor”, Marco Túlio lança “Marte Declara Paz’

Lançamento marca 40 anos de vida literária de Marco TúlioMarco Túlio oferece aos leitores, jovens e adultos, muitas oportunidades para reflexão (Divulgação)

O escritor Marco Túlio Costa fará o lançamento presencial de sua obra publicada mais recente, Marte declara paz, nesta segunda-feira, dia 8, durante a IV FliPassos. A obra foi finalista, do concorrido Prêmio Barco a Vapor, em 2018, e estava inédita. A motivação para o autor fazer o lançamento neste ano, através da Caravana Grupo Editorial, de Belo Horizonte, é que, há quarenta anos, chegava ao mercado seu primeiro livro, O mágico desinventor, que teve um sucesso estrondoso, no Brasil e no México.

 O escritor acredita que o lançamento de um obra infantojuvenil, assim como foi a primeira, tem um significado especial, como se completasse um ciclo. “Assim como O mágico desinventor, em Marte declara paz eu abordo um tema atual, oferecendo aos leitores, jovens e adultos, muitas oportunidades para reflexão” – avalia o autor.

Segundo Marco Túlio Costa, é necessário olhar o avanço tecnológico da humanidade de forma crítica, não perdendo de vista que o centro de tudo deve ser o ser humano, seu bem-estar, sua dignidade. Portanto, segundo o autor, o desenvolvimento tecnológico teria, ou deveria ter, como fim último o desenvolvimento humano, a preservação do meio ambientes. “Repito sempre que a ficção científica é um excelente distanciamento que oferecemos à pessoa para que, de longe, tenha uma visão melhor do tempo presente. O que somos, o que fazemos de bom ou ruim para a humanidade, para o planeta. E em Marte declara paz trago essa questão para a discussão dos leitores” – explica ele.

UM CONTO SOBRE A PAZ UNIVERSAL

Na história, dois “rovers” (aqueles robôs que rodam pelo planeta Marte) repentinamente adquirem consciência. Passam a filosofar sobre temas que têm ocupado os humanos há séculos como, por exemplo, o que é ser, por que existimos, fomos criados por alguém? Um dia, se encontram, trocam suas impressões sobre o que aprenderam naquele “paraíso” supostamente criado para eles, porém acabam discordando um do outro. Por fim, decidem dividir Marte ao meio. A história levará os dois a uma luta pela sobrevivência, não só deles mesmos, mas de seus criadores, que mora em um planeta distante, a Terra.

A editora Caravana está realizando o pré-lançamento do livro. Interessados podem fazer o pedido no site caravanagrupoeditorial.com.br – o livro sai a R$ 40,80 mais frete e vem com marcador e de brinde o livro de contos Café com prosa, de Olavo Romano. Escolas e bibliotecas públicas que queiram adquirir a obra em maior quantidade para seu acervo terão preço diferenciado, devendo entrar em contato com a editora pelo site.  

Conforme Leonardo Costaneto, Editor Chefe da Caravana Grupo Editorial, Graduado em Letras (UEMG) e Mestre em Educação (UFMG), e professor da rede pública, em Belo Horizonte, “Marco Túlio Costa, um verdadeiro fundador e desbravador de mundo, a partir da literatura… Amantes da exploração espacial vão identificar vários elementos da história e da corrida espacial e, quem ainda não é aficcionado pelo tema, decerto encontrará uma obra instigante”.

O lançamento ocorre nesta segunda, às 20h, no anfiteatro da Casa da Cultura, em Passos, na programação da V FliPassos.

Marco Túlio fala sobre sua obra:

fonte: https://www.observo.com.br/lancamento-marca-40-anos-de-vida-literaria-de-marco-tulio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.