“O herói de O canal, que a Caravana Grupo Editorial tem orgulho em publicar, não é propriamente um Odisseu, mas um adolescente que viaja no tempo e tem contato com outras civilizações, descobrindo e inventando a si mesmo, o que confere à peripécia um ritmo frenético, bem próprio dos anos 1990, quase virada dos anos 2000, com influência dos estilos musicais da época, bem como das novas tecnologias. Se num primeiro momento, a narrativa talvez soe meio retrô, conforme a leitura avança notamos que as questões-limite experimentadas pelas personagens são atuais e, sendo assim, deixam evidente que ainda não as superamos, como preconceito de cor, bullying, discriminação social etc. Com capa de Fernando Pacheco, um dos grandes artistas plásticos brasileiros, O canal, de Cláudio Carvalho, nos brinda com o melhor da literatura nacional contemporânea.”
Leonardo Costaneto




Claudio Carvalho é poeta, ficcionista e professor de Literatura. Sua formação acadêmica, da graduação ao pós-doc, sempre esteve ligada à UFRJ. Nascido em Niterói, em 1º de maio de 1960. É morador no bairro carioca das Laranjeiras. Atualmente, trabalha no bairro, no Departamento de Ensino Superior do Instituto Nacional de Educação de Surdos. As carreiras de docente e de escritor são inseparáveis. Dão trabalho, mas, ele não viveria sem nenhuma das duas. Publicou livros de poemas, contos e romances. Alguns dedicados a adultos e outros para o público jovem. Escreveu para teatro, fez letras de música popular e publicou trabalhos acadêmicos na área de Letras e Estudos Culturais. O Canal é um livro dedicado a jovens de todas as idades, de 8 a 80.
Bruno I. S. P. –
Obra com escrita fluida e enredo criativo. Trata de questões existenciais com leveza e bom humor, além de um toque de mistério e poesia. Eu, que tive banda de rock na adolescência, adorei especialmente as referências musicais. Leitura recomendada.