“(…) o poeta, como criador, é quem melhor encarna a experiência do homem como imago Dei (…) Noutras palavras: o poeta ‘põe o mundo’ (…) ao procurar a origem do sentido para si mesmo, reabilita o sentido para nós, seus leitores e ouvintes. (…) A poesia é a resposta que o homem dá à sua própria condição de mortal.”
Francisco Razzo
A poesia de Marcos Pena Jr. amalgama sensações provocadas por imagens, ora delicadas, ora potentes, num fluxo que é próprio da vida. Nestes tempos extremados urge a poesia, a voz do poeta que não se cala ante o absurdo, mas que ao mesmo tempo não faz de sua arte panfleto, porque escrever é, sobretudo, manter-se fiel ao compromisso com uma literatura de qualidade. Por isso, recomendo aos amigos, aos amantes da literatura, deixarem-se invadir pela lírica de Pena Jr., uma quebra na rotina, fruição, alerta aos tempos. Arte em estado de essência, enfim.
Leonardo Costaneto




Economista, filósofo e escritor, o pernambucano Marcos Pena Jr vive em Brasília desde 2009. Poeta desde a adolescência, em 2021 foi finalista do Prêmio Alan Viggiano de Literatura. É pesquisador do Núcleo de Filosofia Política do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da PUC-SP. Como analista de sociedade e política, tem publicado artigos de opinião em jornais de alcance nacional como Gazeta do Povo e Diário de Pernambuco.
Avaliações
Não há avaliações ainda.