Não estava muito afim de ler sobre despedida. Talvez pela overdose do tema nos meus últimos anos. Mas, enfim, o livro – fininho – chegou recomendadíssimo por uma amiga querida. Pensei: “vamos lá, não vai doer”.
E o que não é um livro bem escrito! Um bálsamo. Acompanhar o que vai pela cabeça da gatinha Lili abraça a cada linha. Me lembrou – sei lá por quê – o mingau de chocolate que minha avó fazia. Simples, saboroso, aconchegante. Daqueles que você devora devagar porque vê que o fim se aproxima a cada bocada, a cada página. (Lembra, livro fininho?)
E é justamente sobre o fim que se aproxima que o jornalista Sérgio Roveri escreve diretamente da “mente” da gatinha. “Os humanos, talvez por terem apenas uma vida, se apegavam a ela de uma maneira indecorosa e querem estender a nós este medo da morte que nasceu com eles e nunca os abandonou. Nós dizemos adeus com muito mais calma e maturidade”, escreve Lili na ficção com tinta de realidade.
“A lição mais básica desta vida é a de que gatos, assim como os afetos, e assim como as pessoas, nesta ordem, são insubstituíveis”
Há muitos livros com gatos protagonistas. De início, até me lembrou de “A gata do Dalai Lama”. Ela também tem ótimas tiradas. No caso de “Federica Felina”, o mais interessante é o ordinário, a ideia de que temos zilhões de “Lilis” por ai. E são esses bichinhos-mestres que nos elevam, nos ensinam e podem nos proporcionar experiências tão sutis e intensas quanto essas narradas em 67 páginas.
Com humor e poesia em medidas delicadas, o livro tem pitadas de ensinamentos profundos. Como a importância de adoção do ponto de vista de quem não tem um lar. “De nada adianta termos sete vidas se não pudermos contar com a bondade de estranhos na primeira delas”.
A publicação deixa aquela sensação de “quero-mais”, sabe? E Lili, tão nova, sabia muito: “A lição mais básica desta vida é a de que gatos, assim como os afetos, e assim como as pessoas, nesta ordem, são insubstituíveis.” Lili, foi um prazer. Porque tô pra ver uma despedida tão leve e saborosa.
Fonte: https://www.eaibicho.com.br/variedades/livro-sobre-gatinha-doente-%C3%A9-surpresa-das-boas