Biblioteca Olavo Romano

Biografia

  

        Nascido em Morro do Ferro, distrito de Oliveira, na quase primavera de 1938, Olavo Romano é o segundo dos 18 filhos nascidos vivos de Demosthenes e Waldete.

        Formado em Direito, cursou mestrado em Administração, estudou Inglês, Planejamento Educacional, além de Modelo de Ajuda e Tecnologia Educacional. Militou na política estudantil e partidária, deu aula de Inglês no ensino médio e de Administração na PUC Minas. Aprovado para concurso para perito criminal, exerceu vários cargos de administração superior e aposentou-se como Procurador do Estado.

        Observador atento de nossa gente do interior, é reconhecido por seus casos mineiros, que escreve e conta na televisão e em animados saraus. Cidadão Honorário de Belo Horizonte, Olavo recebeu, dentre outras, as medalhas da Inconfidência, Santos Dumont e JK, todas grau ouro; Mérito Legislativo, Mérito Cultural do Lions Clube, João Pinheiro e Almocafe, do HGMG.

        Com vinte livros publicados, é Presidente Emérito da Academia Mineira de Letras, que dirigiu entre 2013 e 2016. Olavo Romano é Editor Sênior da Caravana Grupo Editorial e homenageado da Bienal Mineira do Livro 2020-21.