O presente ensaio tem por objetivo divulgar um trabalho usado para desenvolver a produção textual no Ensino Fundamental (EF) a partir de narrativas autobiográficas, realizada em uma escola situada em uma comunidade ribeirinho-quilombola no interior do estado do Pará. O ponto de partida foram as práticas socioculturais que envolvem os alunos do 8º ano. Para tanto, partiu-se de uma pesquisa de mestrado realizada pela Universidade Federal do Pará (UFPA), no período de março de 2019 a junho de 2021, que culminou com a defesa da dissertação “A narrativa autobiográfica no 8º ano do ensino fundamental: entre a escola e as práticas socioculturais em uma comunidade ribeirinho-quilombola. A proposta de intervenção contemplou práticas de leitura, escrita e análise linguística em sala de aula. Espera-se com isso contribuir para o desenvolvimento e aprimoramento de um melhor desempenho e do protagonismo do aluno como produtor textual seja ele oral ou escrito. Foi usada a tessitura metodológica da pesquisa-ação, linha de pesquisa, cuja função é resolver problemas com vistas na transformação de uma realidade.
Narrativas autobiográficas: uma proposta de escrita para o ensino fundamental
R$ 50,00
Ecilia Braga de Oliveira, mestre pelo curso Mestrado Profissional em Letras (Profletras/ UFPA). Professora de Língua Portuguesa dos anos finais do Ensino Fundamental SEMED Acará/ PA. Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA (2010) e é Especialista em Estudos Linguísticos e Análise Literária pela Universidade do Estado do Pará – UEPA (2012): Atendimento Educacional e Especializado pela Faculdade Venda Nova do Imigrante – FAVENI (2022). Integrante do GALPDA (IEMCI/UFPA/ CNPq), projeto de pesquisa Práticas Socioculturais, Linguagens e Processos de Ensino e Aprendizagem na Formação Docente. Tem publicações na área de linguística, educação inclusiva e educação do campo. Isabel Cristina França dos Santos Rodrigues é doutora em Educação (PPGED- UFPA), Mestre em Linguística (PPGL- UFPA). Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa (UFPA). Cursou o Estágio Pós-doutoral em Antropologia (PPGA/UFPA) e tem larga experiência na Educação Básica, Formação inicial e continuada de professores, coordenação de Pós-Graduação em Letras (Lato Sensu) e Estágios de Docência. Atualmente, é Professora-Adjunto III da UFPA no Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) - Teoria e prática da Alfabetização. É docente do programa de Pós- Graduação em Letras (PPGL/UFPA), na linha de Ensino/ aprendizagem, do Mestrado Profissional- ProfLetras/ UFPA e do Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemática (PPGDOC-UFPA) com as temáticas: Novas Tecnologias e ensino de Língua Materna, Letramento docente, Neuroeducação e Práticas pedagógicas Decoloniais no ensino de Língua Portuguesa. É Coordenadora do grupo de estudo e pesquisa sobre Alfabetização, letramentos e práticas docentes na Amazônia.
Seja o primeiro a avaliar “Narrativas autobiográficas: uma proposta de escrita para o ensino fundamental” Cancelar resposta
Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.
Produtos relacionados
Poesia
Poesia
Poesia
Contos
Sangre editorial
Ensaio
Sangre editorial
Poesia
Avaliações
Não há avaliações ainda.