Trabalho coletivo de professoras/es de diferentes regiões do Brasil que pesquisam a História da Educação. Os textos aqui reunidos discutem a construção de projetos de nação e suas identidades, possibilitam acessar conhecimentos acumulados e novas problematizações, metodologias, fontes e recortes espácio-temporais que contribuem para compreender problemas educacionais da atualidade e pensar ações para enfrentá-los no justo momento em que debatemos o Bicentenário da Independência.
Das heranças coloniais ao século XXI, os textos discutem transformações e permanências, lutas, conquistas, retrocessos, demandas, disputas, saberes, fazeres e resistências. De um olhar mais macro até olhares mais micro permitem a compreensão de exclusões e inclusões nos processos de escolarização desenvolvidos nos 200 anos de Brasil: alfabetização de jovens e adultos, educação musical, escolarização de mulheres, indígenas (especificamente, o povo Kaingang), ausência e protagonismo da população negra, da elite e das classes populares. Do direito à educação, políticas educacionais ao cotidiano escolar e suas culturas e o debate na imprensa, por meio da agência de docentes, estudantes, gestores/as, imprensa e instituições escolares.
Leitura primordial pra nós todos/as, nós que queremos superar tradições educacionais autoritárias, racistas, misóginas, elitistas.
Alexia Pádua Franco
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