Este livro, de Débora Ferreira e Lília Melo, é uma contribuição valiosa e inédita para compreender o problema da escola pública em uma região metropolitana (no caso em questão, da Amazônia brasileira). Trata-se de um texto com alto grau de informatividade – de diversa natureza – de que podem dar testemunho:
- a robustez teórica com excelente formulação textual das resenhas da bibliografia de referência;
- a inserção densa no contexto de investigação (dois semestres letivos de observação participante e entrevistas) e
- a descrição primorosa dos episódios de ensino (com elaboração de sinopses das aulas).
Esses e outros aspectos poderiam muito bem indicar a qualidade da obra. Mas há a contribuição mais central: em primeiro lugar, nela aparecem representadas práticas educacionais cuja observação permite entrever a complexidade dos letramentos que tomam lugar no encontro entre escola e comunidade circunvizinha. É nessa zona fronteiriça (ocupada pelas autoras como posto de observação e intervenção) que se pode compreender as condições materiais em que se constituem as práticas comunicativas e as ações verbais de alunos e professora no bairro da Terra Firme, na região metropolitana de Belém, no estado do Pará, a arena da interação social.
Sandoval Nonato
Universidade de São Paulo
Lília Cristiane Barbosa de Melo é graduada em Letras, habilitação em Língua Portuguesa (2002) pela Universidade Federal do Pará. É especialista em Letras pela mesma instituição. Atualmente, é docente da rede estadual de ensino do Pará SEDUC-PA. Embaixadora do Prêmio Professor Transformador, nomeada pela Beth Educar/ Base 2 -2019/2020. Top 50 Finalista do Prêmio Educador nota 10/2019 Fundação Victor Civita. Vencedora da XI edição do Prêmio Professores do Brasil na categoria Ensino Médio. Indicada na lista das 25 WEB-NEGRAS/2018 Blogueiras Negras mais influentes. Cavaleira da Ordem Nacional do Mérito Educativo, nomeada pelo Presidente da República Federativa do Brasil. Mentora do Projeto CINE CLUB TERRA FIRME (TF): Do Extermínio ao Protagonismo.
Débora Cristina do Nascimento Ferreira é doutora em Linguística Aplicada pela UNICAMP, mestre em Letras pela UFPA, área de concentração em Linguística, e graduada em Letras pela mesma instituição, habilitação em Língua Portuguesa. É professora de Língua Portuguesa, Literatura e Redação da SEDUC-PA, tendo interesse de pesquisa na área de Linguística Aplicada, com ênfase em Letramento, Ensino -aprendizagem de Língua Portuguesa e formação de professores.
Título da obra: Letramentos no ensino médio: prática docente, resistência e sobrevivência na periferia da Amazônia
Autoras: Lília Cristiane Barbosa de Melo e Débora Cristina do Nascimento Ferreira
Coleção:
Gênero da obra:
Formato: Kindle
ASIN : B0BB8CF4H1
Idioma : Português
Número de páginas : 311 páginas
Editora: Caravana
Capa e editoração eletrônica:
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