Para nunca esquecer: Olavo Romano

Era um dia de muito calor, sol a pino, escaldante. As imagens das pessoas caminhando pela orla da lagoa estavam estremecidas de tão quente. Sob a proteção das tendas, várias delas protegiam dos raios solares os amantes da literatura que estavam ali, participando de uma festa literária.

Lagoa da Prata, a princesinha de Minas Gerais, é um palco aberto para artistas e escritores e, naquele dia, quem fez todo mundo sorrir e se alegrar foi Olavo Romano, o escritor das mineiridades. Encantador, sorridente, um conquistador profissional de leitores, Olavo, uma das principais atrações da FLILP — Festa Literária de Lagoa da Prata (2023), fez o dia daqueles que estavam presentes ter mais sentido.

Mesmo com a atmosfera altíssima, aquele senhor de cabelos brancos contava seus causos. Sua roupa, molhada de suor, não o intimidou. A sensação que todos tinham é de que a temperatura aumentava também o entusiasmo dele e a atenção e o contentamento de leitores e visitantes.

Foi um momento para nunca esquecer. Deu autógrafos e foi muito fotografado, cada flash um sorriso largo. E para esquentar mais ainda, Olavo ficou feliz demais ao ganhar de presente uma cachacinha da amiga Adircilene.

Rosana Cristina Ferreira Silva nasceu em Arcos, MG, é casada e tem três filhos. Professora, pesquisadora, escritora, articuladora cultural e colunista, é doutoranda em Ciências da Educação, mestra em Educação, pós-graduada em Língua Portuguesa e Literatura e graduada em Letras. Sua experiência Profissional em Educação iniciou-se em 2001, atua nos ensinos fundamental, médio, técnico e superior. É palestrante e autora de mais de 40 trabalhos técnicos e científicos. Em 2014, publicou seu livro de poemas O voo da poesia. Tem participação em várias antologias poéticas, com poesias premiadas, em destaque o Concurso de Poesia em Madri, Espanha. Já recebeu variados prêmios, comendas e homenagens pelos importantes trabalhos de inovação e incentivo à leitura, às artes, à educação e à cultura de Arcos e da região. Rosana Silva é acadêmica da ACADELP (Academia Lagopratense de Letras), acadêmica fundadora e Presidente da ALARC (Academia de Letras de Arcos), associada à AJEB (Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil do estado de Minas Gerais) e 2ª secretária da AJEB Nacional. Também é uma das fundadoras e 1ª secretária da ASALEMG (Associação das Academias de Letras de Minas).

One thought on “Para nunca esquecer: Olavo Romano

  1. Raquel Naveira says:

    Gostei de conhecer o Grupo Editorial Caravana, o escritor Olavo Romano através do texto da Professora Rosana Silva.
    Acabara de receber e ler algumas deliciosas histórias de “A Cidade Submersa…”, quando soube do falecimento de Olavo Romano.
    Não deu tempo de agradecer.
    Mas o faço agora através dessa oportunidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.