Crônicas Editoriais

Toda semana, nossa equipe traz aos autores e leitores da Caravana as Crônicas Editoriais, sobre literatura, história, filosofia e psicologia, além de dicas sobre o mercado, a produção e o mundo do livro. Acompanhem!

Douglas Lima
UFMG

Douglas Lima é graduado e Mestre em História pela UFMG. Com experiência em projetos de promoção do patrimônio histórico e memória, atualmente, é doutorando em História na UFMG, estudando alguns temas do Brasil colonial, como a escravidão, as alforrias, a identidades e o trânsito cultural nesse período. Na Caravana Grupo Editorial é Editor da coleção Pensar História (trabalho, conflitos, hierarquias sociais).

16/09/2020 – Oito ou oitenta

20/05/2020 – A experiência da releitura Crônicas Editoriais-Caravana

Henrique Castro

Henrique Moreira de Castro é graduado em Geografia pela UFMG. Professor da Educação de Jovens e Adultos da rede pública de ensino, é Editor Convidado da coleção Cafundós da Caravana Grupo Editorial. Publicou: A educação quilombola nos cafundós de Minas Gerais, Territórios e territorialidades urbanas: olhares ambivalentes sobre a prostituição na metrópole mineira e Mesopotâmia mineira: topônimos, identidades e cultura dos sertões.

06/05/2020 –  Receitas de quarentena

Leonardo Costaneto

Leonardo Costaneto é o Editor Chefe da Caravana Grupo Editorial. Graduado em Letras (UEMG) e Mestre em Educação (UFMG), é professor de inglês e português da rede pública de ensino na Educação de Jovens e Adultos. Idealizador da Caravana, acompanha todas as etapas da publicação de um livro, da recepção dos originais e editoração, até o lançamento e a distribuição.

Lyslei Nascimento
UFMG

Lyslei Nascimento é Editora Convidada das coleções: Libertas (ensaios), Odisseia (literatura) e Cobra (narrativa policial) da Caravana Grupo Editorial. Doutora em Letras, é professora de Teoria da Literatura e Literatura Comparada na Faculdade de Letras da UFMG. Pela Caravana, publicou: Num quadro de Chagall (poesia) e Línguas em trânsito na literatura (ensaios).

Olavo Romano

Olavo Romano é o Editor Sênior da Caravana Grupo Editorial. Mestre em Administração pela Fundação João Pinheiro, Procurador aposentado do Estado de Minas Gerais e Presidente Emérito da Academia Mineira de Letras, possui uma trajetória ímpar na literatura brasileira. Atualmente, vem reeditando sua obra, e se dedicando a descobrir novos talentos literários. Em 2020, será o grande homenageado da Bienal Mineira do Livro.

03/04/2021 – Procissão do encontro

05/12/2020 – Um presente para sempre

14/11/2020 – Orgulho de mãe

14/10/2020 – Beato Djalma

Paulo Sergio Rodrigues de Paula
UFSC

Paulo Sergio Rodrigues de Paula é Doutor em Ciências Humanas pela UFSC. Professor colaborador da Faculdade de Gestão Woli (FGW – Araxá, MG) e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Educacional do Centro Universitário FIEO (UNIFIEO – Osasco, SP). Na Caravana Grupo Editorial, é Editor da coleção Diversa (educação, sexualidade e gênero).

27/05/2020 – Moço, me desculpe, eu não sei ler!

Tonico Mercador

Tonico Mercador, poeta, contista e romancista, lançou, em 2019, Cantos de silêncio e ausência e O invasor de livros, seu primeiro romance. No texto, Dr. K analisa seu paciente mais estranho, o Invasor, que assim é chamado por entrar, literalmente, em clássicos da literatura mundial e alterar, vez ou outra, o rumo das histórias!